quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Masala Chai - O meu consolo para os dias de Inverno

Fonte: internet
Masala Chai é um chá proveniente da Índia feita a partir de uma mistura de especiarias com leite.
O método tradicional de preparação do masala chai (e o mais simples) é ferver leite e água com folhas de chá e especiarias não moídas. No final, os resíduos são coados. O método pode variar consoante o gosto ou o costume local. Por exemplo, alguns misturam todos os ingredientes no início, esperam que ferva e coam logo de seguida; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam por ferver as folhas de chá e só adicionam as especiarias no fim (ou vice-versa).
Não há uma receita ou método de preparação fixo para o masala chai e a maioria acaba por fazer as suas próprias versões do chá. Mas, normalmente é sempre feito com chá preto, leite inteiro, açúcar (ou jaggery), água e especiarias fortes, como cardomomo, gengibre, anis, pimenta e cravo, onde o cardomomo é dominante. Alguns ainda usam hortelã, açafrão e noz moscada. 
A conjunção destes ingredientes torna esta bebida um excelente termogénico para dias frios como o de hoje. 
Eu faço a bebida sem o leite (opto por bebida vegetal) e, obviamente, não utilizo açúcar ou qualquer tipo de adoçante. 
Deixo aqui a receita que costumo utilizar:
Coloco 1 copo de água, 1 copo de bebida vegetal, 2 colheres de chá de chá preto, 1 pau de canela, 1 rodela de gengibre fresco, 6 sementes de cardomomo esmagadas e um pouco de pimenta. Às vezes também coloco 2 ou 3 estrelas de anis e um pouco de açafrão. Espero até levantar fervura e deixo ferver em lume brando por mais 5-10 minutos. Depois coo e espero que arrefeça um pouco. 
Desta forma, fico quentinha por um bom tempo. ;)

Até já!


Sem comentários:

Enviar um comentário