quarta-feira, 3 de maio de 2017

Estou anémica... E agora?

A minha terceira princesa nasceu há 15 dias e, devido a complicações durante o parto, fiquei com uma anemia. Enquanto estive internada levei ferro por via endovenosa, mas quando cheguei a casa apliquei-me numa alimentação rica em ferro. 

Como a anemia na gravidez é uma condição comum, especialmente entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, devido a uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue e a um aumento das necessidades de ferro, resolvi partilhar o que coloquei em prática. 


O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois é absorvido em maior quantidade pelo intestino (cerca de 20 a 30%, enquanto os alimentos de origem vegetal têm uma absorção de apenas 5%). No entanto, vegetarianos conseguem aumentar a absorção do mesmo, ingerindo alimentos ricos em vitamina C, como como laranja, limão, ananás, kiwi, morangos ou tangerina.

Assim, recomenda-se o consumo de carnes, fígado, marisco, ovo (gema), feijão, folhas verdes escuras (espinafre, couve, salsa) e beterraba. 

Para além de se consumir alimentos ricos em ferro é também importante evitar alimentos ricos em cálcio como iogurtes, leite ou queijo, uma vez que este inibe a absorção do ferro. Também se deve evitar alimentos integrais, vinho tinto, chocolate e alguns chás, pois os fitatos e polifenóis presentes nestes alimentos, também diminuem a eficácia da absorção do ferro.

Por norma, o/a obstetra prescreve a suplementação diária de ferro, mas esta pode causar efeitos secundários como diarreia, obstipação, náuseas e azia. Assim, nada como começar reforçar desde o início do primeiro trimestre. ;)

Estes são alguns exemplos dos meus pequeno-almoços:

Ovos mexidos com salsa e sementes; cogumelos com espargos; kiwi; sumo de beterraba.


Ovos mexidos; cogumelos com espinafres; amêndoas e laranja; sumo de beterraba.


Ovo estrelado; hambúrguer de feijão; cogumelos com espinafres, espargos e tomate; pão 100% integral com pasta de sésamo, abacate e salsa; morangos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário